Ir para conteúdo
  • OCompCEDERJ, na sua essência, foi idealizado e criado no ano de 2005, com o intuito de compartilhar informações e conteúdo entre os alunos do Curso de Tecnologia em Sistemas da Computação do CEDERJ.

    No início, era somente um link para o 4shared, onde compartilhava com os outros alunos as ADs, APs, os exercícios e alguns softwares úteis para os nossos estudos.

    A ideia foi se espalhando e fui percebendo que, com o acesso a esses materiais, conseguia-se aperfeiçoar os estudos, pois resolvendo e tendo acesso a resolução de avaliações anteriores conseguia-se aprender muito mais.

    Com isso, surgia a idéia de criar um site e nele além de compartilhar todo o material que já estava armazenado no 4shared, inserir outras ferramentas para aproximarmos os alunos do curso e criarmos uma maior interação entre os mesmos.

    Surgia então a primeira versão do site CompCEDERJ.

    Ggraças ao nosso amigo Eduardo Bogoni, foi criado um site onde mantinhamos os arquivos diretamente no site. Desenvolvemos uma plataforma para sustentar os arquivos no próprio site e não mais iríamos utilizar o 4shared para armazenar os arquivos.

    O site foi se difundindo entre os alunos e virando referência como um local onde se poderia encontrar todas as avaliações anteriores do curso de Computação e outros materiais úteis e com relevância ao curso. O número de visitantes crescia exponencialmente e a divulgação “boca a boca” fazia o site ficar ainda mais “famoso” entre os alunos.

    Com o crescimento e a falta de estrutura, começaram a aparecer alguns problemas. O site começou a ficar fora do ar, apresentar algumas falhas e por último, recebemos um aviso que o site seria excluído do servidor da hospedagem por excesso de carga, devido a um possível erro de código.

    CompCEDERJ ficou fora do ar.

    Depois de algum tempo sem o CompCEDERJ e com o 4shared desatualizado resolvi que já estava na hora de voltar com os arquivos e com o site.

    No primeiro semestre de 2009, criei um novo site, utilizando a plataforma WordPress. Os arquivos voltaram a ser armazenados no 4shared, mas dessa vez chamado de HD do CompCEDERJ. Com uma plataforma semi-pronta, ficou mais fácil de disponibilizar conteúdos e notícias, mas o foco continuava sendo o compartilhamento dos arquivos dos períodos passados.

    No mesmo ano, o CompCEDERJ passou novamente por uma grande mudança: Iniciamos o Fórum do CompCEDERJ.

    Graças ao nosso amigo Antonio Ricciardone (Polo Barra do Pirai) o CompCEDERJ ganhou um fórum de discussões em Outubro/2009.

    A chegada do Antônio foi um grande diferencial para o site, que passou a crescer novamente com a participação do Antônio no site e no Fórum, ajudando e participando junto com os outros alunos do nosso curso.

    Em 2011, tivemos mais algumas mudanças. O CompCEDERJ ganhou mais colaboradores e mais usuários participando e ajudando nos fóruns!

    Em agosto/2010, nosso amigo Sandro (Polo Nova Iguaçu) começou a participar criando posts no Blog e participando mais ativamente no Fórum.

    Em outubro/2010, mais uma grande mudança! Nossa amiga Queila Cordeiro começou a participar  como colaboradora do site e nos trouxe e nos traz muitas novidades e participa ajudando e colaborando com todos os outros alunos do curso de Computação do CEDERJ, seja postando artigos interessantes aqui no Blog ou seja no Fórum respondendo dúvidas e trazendo novidades! Um verdadeiro exemplo a ser seguido! ;-)

    Em 2010, também tivemos o destaque da participação do nosso amigo Proto (Polo são Gonçalo). O Proto continua participando e ajudando muito, tanto noFórum quanto aqui no Blog, com sua grande capacidade no desenvolvimento de códigos e sistemas, o Proto desenvolveu o site para o abaixo-assinado contra o fim das tutorias e também é o responsável pelo código da página para assistir as aulas do nosso curso diretamente aqui no CompCEDERJ!

    Apesar de todas essas mudanças durante esse período, o intuito continua o mesmo, de fazer com que este espaço seja de grande utilidade aos alunos do curso de Computação do CEDERJ e que através dele possamos melhorar essa forma tão inovadora e promissora de ensino que é o Ensino a Distância, ou Semi-Presencial, como queiram.

    Muito ainda tem que ser feito e aprimorado para fazermos deste espaço um centro de informações aos alunos do curso. Estamos sempre tentando trazer novidades e funcionalidades para melhorar o nosso dia-adia como alunos e como pessoas!

    Muito ainda está por vim!;)

    O uso da plataforma do CEDERJ é totalmente independente ao CompCEDERJ, assim como o CompCEDERJ não mantém nenhum vínculo com o FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ. Acessar a plataforma e utilizar todos os recursos disponíveis por lá é fundamental para um bom aproveitamento do curso.

    Espero que gostem, utilizem e colabarem para que este espaço continue sendo útil à todos!

    Abraços e bons estudos,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

×